quinta-feira, 7 de março de 2013

Decidir o nosso futuro!

Para muitos de vós, que estão no 12ºano, este ano é um ano de decisões e de mudanças.
Acredito que existam muitas dúvidas nas vossas cabecinhas, como existiram na minha cabecinha (existiram e existem, mas falemos sobre isso mais tarde) à dois anos atrás. Para aqueles que sempre quiseram "ser alguma coisa quando fossem grandes" a coisa está muito mais facilitada, é claro que hoje em dia há muitos factores a ter em conta, mas gostar de alguma coisa já meio caminho andado para se tomar uma decisão.
Do outro lado estão aqueles não fazem a mínima ideia do que querem da vida. Eu pertenci a esse grupo dos indecisos, nunca soube muito bem o que queria fazer, foi me muito difícil tomar uma decisão e passados dois anos ainda estou a ponderar se foi a mais correta.
Na minha opinião as escolas pecam muito neste assunto, e penso que os alunos não são minimamente acompanhados e muitas vezes fazem escolhas que mais tarde os fazem infelizes e outras vezes escolhem cursos que nem sequer sabem em que consistem e só depois de lá estarem percebem realmente o que vão fazer no futuro.

Posto isto vou deixar aqui algumas dicas para os indecisos e talvez até para os decididos pensarem bem na escolha que estão prestes a fazer.

* Nem toda a gente tem que ir para a faculdade.
* Lembrem-se que é uma escolha só vossa, pois são vocês que vão sofrer as consequências, sejam elas boas ou más.

Se optarem pela faculdade:

* Tentem cingir-se a uma área. 
* Informem-se sobre ela, verifiquem os cursos disponíveis, as médias e os planos de estudos.
* Pensem se gostam realmente dessa área e se se imaginam a fazer isso para o resto da vida.
* Perguntem às pessoas mais próximas se acham que essa escolha tem a ver convosco
* Verifiquem a empregabilidade e as hipóteses no mercado, tanto em Portugal como no estrangeiro.
* Façam uma reflexão sobre as vantagens e as desvantagens dessa escolha.








2 comentários:

  1. Eu estou no 12º e desde os 3 anos que digo que quero ser veterinária :) Tenho sorte por saber mesmo o que quero (e espero conseguir entrar na faculdade este ano...) mas muitos colegas meus não fazem a mínima ideia do que escolher.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, acredita que é mesmo bom já se ter uma noção do que se quer, apesar de existirem sempre dúvidas a cabecinha está mais orientada ;)

      Eliminar